quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Notícias de Tombowa


Notícias frescas da Catarina, cuja mala preta desaparecida pode ser vista num post de há semanas, na foto que tirei quando me fui despedir dela ao aeroporto.

São noticias do que é viver sem as condições mínimas que damos como certas, com doenças que pensavamos já não existirem sobre os nossos corpos, com carências que já não julgavamos possíveis; sensações do que é estar rodeado de miséria num país riquissimo, mas por outro lado rodeados de pessoas com afectos tão quentes, com tanta força para viver, com tanto entusiasmo no futuro, que até doi o choque com a "indiferença" que vem grudada ao nosso "excesso".

Fica aqui a tua mensagem Catarina, a lembrar-me o nosso artigo sobre a Saúde dos Adolescentes de Benguela (Benguela aí mesmo ao lado do Lubango, para quem está aqui tão longe), e a lembrar-me também uma reportagem recente que vi na televisão sobre o Fernando Nobre da AMI, e sobre a sua luta " contra a indiferença".
Espero que tenhas energia para não desistir... eu sei que às vezes é muito dificil!
Bom regresso a Barcelona!


" Olá Olá!!!
Aqui estou em Namibe, já na última semana por Angola!

A viagem tem sido uma aventura constante com desafios permanentes. O primeiro foi mm à chegada a Luanda, toda a gente recebeu a bagagem menos eu...
Fiquei com a roupa que tinha no corpo, outra que me emprestaram e algo que tive que comprar com o seguro de 50 euros que a TAP dá.
Dizem que já encontraram a mala, deve estar em Luanda, mas ainda não a tenho.

Estivemos em Luanda .... 2 dias por causa da mala e depois voamos para o sul: Namibe, cidade bem mais calma! Estivemos 2 semanas no municipio de Tombwa, que é a 1 hora de Namibe, passando pelo deserto.
A paisagem é incrivel, as pessoas mt mt simpáticas!!

As duas semanas em Tombwa foram mt intensas, as pessoas vivem em condiçoes pessimas ..... e mesmo assim parecem felizes, muitas dizem que estao habituadas a viver com o que têm.
A minha primeira sensacao de Tombwa foi de ser uma favela brasileira mas em ponto grande, por isso imaginem a desgraça... os primeiros dias foram mesmo muito chocantes !:(
Toda a gente nos recebe super bem e somos sempre a atençao principal em todos os sitios.

Neste momento, estamos em Namibe e vamos para Lubango daqui a umas horas, porque mesmo comprando o bilhete às 8h da manha, so havia para as 15.30!

Esta manha tirei pela primeira vez sangue na vida... heheheh!!
Aos 24 anos e em Angola!! Nao custou nada...:) estou com um bocado de gripe e como há 2 colegas do grupo com malaria, é melhor saber se é apenas uma gripe ou se tenho que tomar algo para a malária em concreto!
Espero que esteja tudo bem com todos!! :)) Contarei muitas mais coisas em breve!!

Muitos beijinhos,
Catarina:))) "


Sem comentários: