terça-feira, 28 de outubro de 2008

De Mendoza a Mendoza III



Ainda a educação sexual, a sexualidade e saúde sexual e reprodutiva.

Quem diria que Mendoza, com cerca de 100 mil habitantes, podia receber 3 mil médicos ginecologistas para o “XIX Congreso Latinoamericano de Obstetrícia y Ginecologia ( F.L.A.S.O.G. 2008)”.

Por casualidade o Simpósio do primeiro dia era exactamente sobre “ La Salud Reprodutiva en la Adolescencia”, e fui, no âmbito de uma reunião preparatória para um Congresso da SAGIJ (Sociedade Argentina de Ginecologia Infanto Juvenil), que terá lugar em breve em Buenos Aires e onde participarei também.

O Simpósio foi interessante com 3 apresentações “direitas ao assunto” : contracepção na adolescência (José Alcione, Brasil), o aborto na adolescência (Jorge Pelaez, Cuba) e o HPV (Ruth Graciela, Panamá).

Este simpósio teve um formato curioso, o debate público foi substituído pelo comentário de especialistas convidados, de elevado mérito tiveram 5 minutos cada um para comentários às apresentações.
Foi com entusiasmo que vi como em 5 minutos se pode dizer o essencial (para recordar o “massacre” de algumas reuniões de trabalho intermináveis onde se passam horas a patinar no gelo e saímos como entrámos, apenas um pouco mais irritados!).


Assim o Dr.Ramiro Molina da CEMERA (que visitei em Santiago do Chile) e actual Presidente da FIGIJ (Federação Internacional de Ginecologia Infanto-Juvenil), e o Dr.Enrique Pons (Uruguai).

Dos comentários sublinho:

(1) a necessidade de estudos internacionais para conhecimento do perfil dos(as) adolescentes nos problemas, mas também no dia-a-dia, conhecimento da sua percepção de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida.
(2) a necessidade de uma educação sexual atempada: em geral a adolescente apenas recorre aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, após a primeira relação sexual, expondo-se assim a riscos escusados
(3) a necessidade de inclusão urgente dos jovens pais, nas intervenções na área da gravidez na adolescência (pais “grávidos”)
(4) a discrepância entre os países da América Latina em matéria de legislação na área do aborto
(5) a falta de eficácia, mesmo das medidas autorizadas pelas leis dos países em matéria de Interrupção Voluntária de Gravidez, que ocorre por questões logísticas ou de recursos humanos
(6) a vacina HPV não deve ocasionar a eliminação dos habituais testes de rastreio
(7) a necessidade de se evitar que o HPV seja o novo vírus do “controlo” da sexualidade.




Nota:
Na faixa lateral vamos incluindo links de interesse em cada país.
Hoje mesmo para além de mais links da Argentina, incluimos a newletter do Centro da Malária e Doenças Tropicais, onde é possivel inscrever-se e receber semanalmente, e o powerpoint com as fotos turisticas de São Paulo/ Brasil. As do Pantanal vêm a seguir.

1 comentário:

SILVIA disse...

Hola Margarida:
Soy Silvia la esposa de Alberto Trimboli, estuvimos juntos en Chiclayo. No encuentro tu tarjeta por eso te escribo al blog. Te cuento que al Congreso de Mendoza de la Sociedad Argentina de Ginecologia y Obstetrica concurrio la Directora del Hospital donde trabajo, la Dra. Diana Galimberti. Estamos esperando que llegues a Buenos Aires. Nos gustaria invitarte a nuestro Hospital. Cuando llegan a Buenos Aires? Te dejo mi direccion de correo electronico para que nos comuniquemos. Estuve leyendo el blog y todo lo que escriben junto con las fotos es muy interesantes. Los esperamos. Saludos
Silvia de Trimboli