sábado, 13 de dezembro de 2008

De Dayman a Iguazu







"Meio dia nas Misiones" em contagem decrescente para a última semana, em Curitiba e no Rio de Janeiro.

As Missões Jesuitas Guarani são um fenómeno intrigante. Há-as no Paraguai, no Brasil e na Argentina. Trinta ao todo foram as construidas no século XVII.

Aqui na Argentina a mais conhecida é a de S. Inácio, mas também quanto a nós a menos interessante porque já está tão explorada turisticamente que, embora seja a mais reconstruida é a que tem menos carisma. Visitámos San Ignázio, Loreto e Sant Ana.


Muito mágico o espaço daquelas ruínas no meio da selva, de que só restam algumas pedras e um cemitério do início do século passado, meio devastado e já construido por cima do cemitério original.


O intrigante é a sua origem no século XVII, fundadas por Jesuitas que com um "espírito de missão" para aqui vinham e usavam a sua fé (e a sua convicção de que era seu dever converter os outros à sua fé), aliada aos seus conhecimentos científicos e tecnológicos como pretexto para reunir à sua volta várias tribos (aqui pertencentes ao grupo guarani).

Estas " reduciones jesuiticas" (assim chamadas segundo explicam porque reduzia a amplitude do espaço onde tinham de exercer o seu poder e controlo, pondo as pessoas todas a viver no mesmo lugar), tinham escola, hospital, prisão, tribunal, exército, governo da missão chefiado por um cacique, cemitério, uma grande praça central e uma ENORME igreja. Algumas chegavam a ter 4500 nativos, embora a população fosse muito variavel porque com os europeis chegaram muitas epidemias que devastavam os indios.

No cemitério só eram sepultados guaranis mortos de morte natural ou acidente. Os que morriam das "pestes" eram sepultados em valas comuns, longe. Os sacerdotes Jesuítas eram sepultados nas igrejas.


Como dizia o nosso guia a história é sempre contada pelos vencedores, e por isso a população local ainda hoje tem dúvidas se os Jesuítas foram uns benfeitores que ajudaram a implementar uma organização e justiça social, um desenvolvimento económico capaz de assustar as coroas da Europa, ou se, pelo contrário, foram uns carrascos para os locais, que exploraram e privaram de liberdade para seu próprio poder.

Os Jesuitas foram expulsos... os Guarani dizimados...
Na última guerra da Argentina com o Paraguai as Missões foram destruidas.
Há agora um grupo governamental que aposta na sua reconstrução.
Na missão do Loreto, por exemplo, há mesmo uns apartamentos para estudiosos, historiadores, arqueologos, teólogos etc, que queiram vir até aqui explorar o passado!

Fizemos um bonito passeio com um excelente condutor e um excelente conversador, o Senhor Luis Broemser que, como a maior parte dos habitantes de Posadas, tem ascendência europeia (há por aqui muitos polacos, alemães, ucranianos, italianos, japoneses).
Fica aqui o contacto do Sr Luis (broemer_luis@live.com.ar) . Nós fomos os seus primeiros clientes portugueses, mas tem um dossier com cartões de visita e depoimentos de todo o mundo.
Che Guevara viveu aqui em pequeno com a sua família e os residentes celebram esse facto com cartazes alusivos um pouco por todo o lado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Con agrado e leido sus apreciaciones hacia mi persona y mis servicios, los cuales son comentados entre sus amistades y recomendados con sus allegados. Les deseo una Feliz navidad y un mejor año 2009.

Observacion: ( broemser_luis@live.com.ar)

tel. 03752 - 15556833 / 03752 - 15540729 / 03752 - 595739


espero algun dia llevarlos a recorrer lugares nuevos de mi querida provincia.

Un abrazo y hasta pronto..........