segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Shaken Baby Syndrome

No dia 19 de Novembro de 2009, agendado o lançamento do projeto e início da campanha de prevenção da síndrome dos maus tratos de bebes, em rede nacional, através da RUTE, Rede Universitária de Telemedicina, em sessão do SIG de Saúde & Medicina de Crianças e Adolescentes, a ser realizada na USP, em São Paulo, com a presença da Dra. Sue Foley, do Children's Hospital de Westmead, Austrália, que estará em visita ao Brasil.

Participação dos profissionais e professores universitários colaboradores do SIG das Universidades: UFAM, UFPA, UFMA, UFRGN, UFC, UFBA, UERJ, IFF-UFRJ, USP, UFSCAR, UFRP, UNICAMP, UFRGS e o Canal Saúde da FIOCRUZ.

A seguir, haverá um evento de treinamento, planejado para ocorrer na Zona Leste de SP com a presença de jornalistas com cobertura de TV e mídia convidada e demais autoridades.

E outro evento de treinamento a ocorrer no Rio de Janeiro, em rede de parceria entre o CEIIAS e a ISPCAN, e algumas organizações não-governamentais.

Neste ínterim, até a data do lançamento, várias entidades estão sendo contactadas para futuras parcerias e trabalhos em rede, na divulgação do projeto, incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade Brasileira de Psicologia, a UNICEF, a ISPCAN, a Save the Children Latino-America, e a Organização Pan Americana de Saúde, e as diversas Universidades integrantes do SIG da rede RUTE.

Em Portugal, a equipa Aventura Social , na Faculdade de Motricidade Humana e no Centro da Malária e Doenças Tropicais é parceira deste projecto. Há disponível um DVD e um folheto em Português (de Portugal).

Projeto Seja Bem-vindo

Este projeto tem como finalidade capacitar profissionais da área da saúde para esclarecer pais e cuidadores de bebês do perigo de produzir lesões cerebrais graves e permanentes ao sacudir crianças pequenas, contribuindo para a prevenção da violência contra crianças através do fortalecimento dos laços parentais e sociais.

O que é a Síndrome do Bebê Sacudido (SBS)*

A SBS é uma forma de violência pela qual a criança é sacudida violentamente, produzindo um movimento de aceleração-desaceleração na cabeça causando lesões ao cérebro ou coluna cervical e que frequentemente leva à morte ou causa lesões irreversíveis com repercussões permanentes. A mortalidade varia de 15 a 38% com média de 25% (American Academy of Pediatrics, 2001) . As vítimas de SBS geralmente são menores de três anos , a maioria com menos de 12 meses (American Academy of Ophtalmology)



* Associação Americana de Pediatria denominou recentemente esse problema de Abusive Non-accidental Head Trauma – Trauma Cerebral Abusivo.

1- AMERICAN ACADEMY OF OPHTALMOLOGY. Shaken Baby Syndrome Resources. http://one.aao.org/CE/PracticeGuidelines/ClinicalStatements_Content.aspx?cid=c379ec3e-8251-48e6-a88e-fb6f37954b1
Acesso em 9/10/2009

2- AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS: Committee On Child Abuse And, Neglect (July 2001). Shaken baby syndrome: rotational cranial injuries-technical report . Pediatrics 108 (1): 206–10. doi:10.1542/peds.108.1.206. ISSN 0031-4005. PMID 11433079. http://pediatrics.aappublications.org/cgi/pmidlookup?view=long&pmid=11433079. Acesso em 9/10/2009

Sem comentários: