segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Papa Bento XVI admite uso do preservativo

 

O CRIASnotícias de hoje destaca:


Papa Bento XVI admite uso do preservativo para travar a sida

Pela primeira vez na história um Papa admitiu a utilização do preservativo “para reduzir “em certos casos” os riscos de contaminação” do vírus da sida, segundo um livro de entrevistas que será lançado na terça-feira. Excertos foram publicados este sábado no jornal do Vaticano.

Não é uma revolução, mas uma porta entreaberta. Num livro-entrevista que será publicado terça-feira, o Papa Bento XVI mantém que não considera o preservativo “uma solução verdadeira e moral”, mas admite a sua utilização em casos concretos: “Num ou noutro caso, embora seja utilizado para diminuir o risco de contágio, o preservativo pode ser um primeiro passo na direcção de uma sexualidade vivida de outro modo, mais humana.”

A afirmação do Papa surge no livro Luz do Mundo, uma entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald, que será publicado na terça-feira em Itália e vários outros países. Dia 2 de Dezembro estara à venda em Portugal (ed. Lucerna/Principia).


Ban Ki-moon: anúncio do Papa sobre preservativos é “pragmático e realista”

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse este domingo em entrevista ao PÚBLICO que o Papa foi “bastante pragmático e realista” ao admitir, pela primeira vez, que os preservativos podem ser usados para evitar a propagação da sida.


Sem comentários: