segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prof. Doutor Ruy Jornada Krebs

 

"Ser doutor é apenas o resultado de um trabalho que se desenvolve ao longo de anos, umas vezes com maior, outras com menor qualidade. Encontramos muitos nas universidades.

 

Conhecer um tema aprofundadamente e tudo o que com ele se relaciona é fácil. Há milhares de doutores por esse mundo com esta capacidade.

 

Saber transmitir os conhecimentos e entusiasmar os alunos para o que ensina é característica de milhares de bons professores nos mais diversos domínios.

 

Correr de conferência em conferência fazendo palestras e agradando às audiências é qualidade de muitos comunicadores na academia e fora dela.

 

Saber falar da área de investigação que apaixona e dedicar-lhe grande parte das conversas caracteriza muitos dos profissionais com quem convivemos e que assim preenchem tempos agradáveis de

nos corredores dos congressos ou nos almoços que fazemos.

 

Mas ser capaz de fazer tudo isto, e ainda assim saber quando o deve fazer, aprofundar a sua cultura para além dos seus temas, discutir com ideias inteligentes assuntos alheios à sua especialidade científica, ajudar a abrir perspectivas de vida naqueles com quem se convive e influencia, já muito poucos o conseguem.

 

Por tudo isto o Ruy construíu uma família de afectos muito rara, com muita gente a sentir que perdeu um pouco de si com a sua partida".  

 

Sidonio Serpa

 

 

Sem comentários: