sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aventura social: Inovação, Investigação e Desenvolvimento para conseguir ultrapassar o "escritório"

 
Aventura social: Inovação, Investigação e Desenvolvimento para conseguir ultrapassar o "escritório"
 
Que necessidade sentida levou à criação da Aventura Social?
 
A universidade portuguesa tornou-se, na generalidade, afastada das pessoas e das necessidades sociais,  muito espartilhada entre duas perspectivas:
1) uma perspectiva "economicista" que não a deixa incluir as pessoas e o desenvolvimento nos seus projectos e nas suas politicas, tomando um rumo e uma lógica de "lucro imediato" não compatível com o progresso do saber;  
e
2) uma perspectiva  de "poder", onde através dos lugares da academia  alguns conquistam o direito à inércia e ao espírito discricionário,  quando se esperava que promovessem a  inovação, o progresso do conhecimento e a formação das novas gerações.
Há  então aqueles que inovam e desenvolvem a investigação e o saber, e os travam e que detêm o poder do "escritório".  Estes dois grupos não têm os mesmos objectivos e convivem com muita dificuldade. 
Em geral ganha "o escritório", travando a fundo contra  as pessoas, contra o conhecimento, contra a inovação e contra o desenvolvimento. 
  A  mediocridade  deste "escritório", sempre bulímico de " tricas palacianas",  menosprezando o conhecimento e a inovação,  contribuí para a fraca posição de Portugal no mundo, nesta área.

Por isso criamos o Aventura Social !
Para conseguir sobreviver no meio do "escritório", para poder continuar a desenvolver os nossos estudos na área da promoção da saúde das crianças e jovens, e na formação de uma nova geração de investigadores e clínicos.

 
Que atividades estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto?

O Projeto Aventura Social, integra um grupo investigadores interessados em várias áreas da saúde da Criança e do Adolescente que têm desenvolvido diversas investigações na área da promoção da saúde  e do comportamento social.

É uma equipa constituída fundamentalmente por psicólogos (juniores e seniores), de diferentes Instituições (www.aventurasocial.com) integrando alguns alunos do 1º e 2º ciclos do ensino superior.

O projecto inicial (Aventura Social e Risco), consistiu na preparação e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em instituições fechadas (educação especial, centros de apoio a crianças e jovens em risco, hospitais psiquiátricos).

Outro  projecto (Aventura Social e Saúde) colabora em várias redes europeias : o Health Behaviour in School Aged Children-HBSC/OMS; o Kidscreen / UE; o Tempest / UE; o RICHE / UE; o DICE / UE; o YSAV / EU.

Inclui projectos de pesquisa e de monitorização na área da saúde de crianças e adolescentes, e pretende ter impacto sobre as políticas de promoção e educação da saúde.

 

Ainda outro projecto (Aventura Social na Comunidade) foi desenvolvido com base na necessidade de pensar na activação de recursos da comunidade e na participação das pessoas, e inclui trabalhos nas escolas e nas autarquias.

 

Todos estes projectos incluem a formação e supervisão de técnicos, famílias e jovens.

 

O projeto mais recente Dream Teens (www.dreamteens.aventurasocial.com) visa a criação de uma rede nacional de adolescentes capazes e dispostos a participar activamente na definição de estratégias e politicas relativas à sua saúde e estilo de vida.
 
Nos próximos anos temos também um projecto transcultural e transnacional que estuda tipos de socialização e o seu impacto nas iniquidades de género na idade adulta.

Que resultados têm sido alcançados a partir dessas atividades?
 
O modo mais simples de responder é remeter-vos para as nossas publicações (mais de 2 centenas) nacionais e internacionais  ( orcid.org/0000-0003-2114-2350  ; researcherid.com/rid/H-3824-2012),  e para os relatórios e livros, que se podem baixar gratuitamente  em www.aventurasocial.com ( em publicações) .
 
Centenas de milhar de  pessoas beneficiaram  da nossa acção desde o nosso início em 1987: formámos técnicos de várias áreas e trabalhámos com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em Portugal e em vários países de Africa, Austrália, América do Sul e Europa. Duas dezenas de doutoramentos foram concretizados no âmbito da nossa pesquisa.
Pertencemos a várias redes nacionais e internacionais na área da saúde da criança e do adolescente. Os nossos trabalhos foram apresentados em várias conferencias da especialidade por todo o mundo. 
 
O nosso último projecto DREAM Teens, que começou há poucos meses (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian) , teve já largo impacto nacional e internacional, e irá ser monitorizado pela OMS, nos próximos 2 anos como um "estudo de caso"   no espaço europeu, do envolvimento de adolescentes nas politicas que lhes dizem respeito.
 

No âmbito da missão da Aventura Social que problemas e dificuldades existem que gostavam de ver resolvidos?
 
A equipa é formada por investigadores com diferentes perfis, todos muito empenhados e competentes. 
A equipa tem as competências, o empenho, a inovação, o reconhecimento nacional e internacional, e até alguma facilidade de acesso a verbas para novos projectos. 

As crianças, os adolescentes e as suas famílias, bem como os técnicos que com elas trabalham, não são para nós problemas, são parte das soluções. 
 
A maior dificuldade é mesmo  "o escritório". Passamos horas da nossa vida a tentar remar contra a maré. A cultura académica tem de ser urgentemente repensada, para não voltarmos outra vez ao tempo do  "isolados, pobrezinhos, incultos e subdesenvolvidos" , e ainda por cima muito  "orgulhos de ser assim".  E isto parece já tão alinhado com a realidade!

Esta é uma questão politica, mas de política institucional mais do que de política nacional. 

 

As maiores estratégias contra a crise económica,  são  a luta contra o desperdício e o investimento no conhecimento. e o  grande inimigo é este "escritório" retrógado e de baixo nível, sabotador do trabalho dos demais e do desenvolvimento do País.

O papel das  organizações da sociedade civil na Saúde  e noutras áreas é da maior relevância neste processo.



Em breve em :  Impulso Positivo (www.impulsopositivo.com )


 

Sem comentários: