quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

De Curitiba a Curitiba II


A Drª Suzane Lohr é Psicóloga , Professora no sector de Educação da Universidade Federal do Paraná, e de Psicologia na Universidade Positivo, ambas em Curitiba.

Além disso , como eu, interessa-se pelo que agora se chama Psicologia Positiva, mas que genéricamente tem a ver com a perspectiva de intervenção na optimização da competência pessoal e social dos individuos e na promoção do seu bem-estar.


A Suzane, tal como a Cristina que visitei em S. José do Rio Preto e a Eliane no Rio de Janeiro, foram há já alguns anos doutorandas da Prof Edwiges Mattos Silvares da Universidade de S.Paulo.


Mantêm-se, tal como eu, associadas à "Vivi" por laços históricos que se concretizam actualmente no Projecto Clínicas -Escola que a Edwiges lidera e que pretende listar e estudar os serviços de apoio Psicológico no Brasil e Portugal a partir das Universidades.
A Universidade Positivo (ver link em "Interesante no Brasil") é, bem de longe, a Universidade com melhores infra-estruturas que eu visitei na América do Sul. O seu Reitor tem a "visão" de a transformar a breve trecho na "Harvard da América do Sul". Disso não sei, porque, tal como no corpo humano, uma coisa é a Anatomia outra a Fisiologia, mas, assim à primeira vista, àquela Universidade nada falta no campo do tangível.
Tem uma Clinica de Psicologia, outra de Nutrição e outra de Fisoterapia.
A Medicina tem a sua prática num Hospital.

O serviço de atendimento de Psicologia é modelar, do ponto de vista do equipamento para atendimento e para formação dos alunos.

A Suzane é a Coordenadora da Clínica de Psicologia, que aliás é obra sua: idealizou, implementou e mantêm. Foi ainda a Suzane quem iniciou a Licenciatura em Psicologia nesta Universidade.
As salas de aula são de um conforto nunca visto. Depois, há a biblioteca, os pavilhões deportivos, as piscinas, os auditórios, o Teatro,o lago com peixes e cisnes, a floresta envolvente...

Produzem ainda uma revista (RUBS - Revista Universitária de Biologia e Saúde). O MEDIALAB disponibilizou em português o Video Game educativo da ONU Food Force (Link em "Interessante no Brasil").

As praxes não são autorizadas mas, falando de cerimónias, mantêm o "juramento" de graduação. Esta prática, ainda que se saiba o que podem significar os juramentos, sugeriu-me a necessidade de vinculação dos estudantes a uma ética no exercício da profissão. Esta ética não tem apenas a ver com a honestidade e com a competência... tem também a ver com a prestação de serviços avaliados e comprovadamente eficazes, numa relação honesta com a sociedade civil.

Esta Universidade tem ainda um projetco cultural-pedagógico. Mensalmente projecta um filme actual no circuito comercial, apresentado e discutido por um Professor para a comunidade estudantil.

Enfim uma infra-estrutura perfeita, para uma dinâmica que não tive tempo para availar. Para já nos "Tops" da avaliação nacional das universidades.



A Universidade Federal do Paraná (ver link em "Interessante no Brasil") é das Universidades maia antigas do Brasil. Tem como instalações principais um edifício lindíssimo mesmo no centro de Curitiba.

As Instalações têm o drama de todas as antigas Universidades: foram desenhadas para poucos alunos e agora têm instalações imponentes mas disfuncionais para o aumento da população escolar.

A UFPR edita uma revista na área da Psicologia ("Interação em Psicologia" ), tem ainda uma Clínica de atendimento à População que também serve para efeitos de formação dos alunos, tem vários laboratórios especializados em áreas mais experimentais da Psicologa.

Colabora no Projecto Clinicas-Escola e o Departamento de Psicologia, pela mão da Suzane e da Jocelaine, e tem uma área forte nos programas de intervenção na área da promoção de competências pessoais e sociais.
A Suzane tem ainda a vice-coordenação do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) que é uma parceria da UFPR com o governo do Estado do Paraná, para capacitação dos professores do ensino básico da rede pública, em uma proposta de educação continuada para os mesmos, em uma parceria entre o ensino básico e o ensino superior.

Na Universidade Positivo há um presente ainda sem passado abonatório, e um futuro incerto; na UFPR há um passado credenciado e um presente que parece viver um pouco desse passado, e um futuro incerto também.

Esta é a situação em todas as Universidades que visitei aqui na América do Sul e, se me lembrar da Universidades Portuguesas, tenho mais umas para somar.

O FUTURO DAS UNIVERSIDADES EM PORTUGAL E...


A recessão económica e a diminuição da população leva as Universidades a uma política de contenção que prefigura a sobrevivência feroz...

Associada a uma estratégia se sobrevivência, vem um "não-investimento" e consequênte "descapitalização", alienação e apatia.

Que volta dar a isto?

A desesperança chega ao Ensino Superior, com os Professores a falar de "quando tinhamos sonhos de mudança".


A estagnação do corpo docente leva os mais velhos a uma aposentação antecipada, leva o grupo etário seguinte a uma carreira sem desafios nem objectivos, e o grupo dos mais novos a uma "não-carreira" ou porque nem têm entrada, ou porque têm entrada com contratos precários de trabalho.

Onde vamos chegar?

Como dizia alguém, se acham que o conhecimento é caro, façamos então contas para ver quanto vai custar a letargia e ignorância resultante da impotência dos docentes e dos investigadores, que se prefigura já para a próxima década.

Sem investimento não há progresso e em matérias de Saúde e de Educação os efeitos são atemorizadores. Não se poderá "poupar" noutras coisas?

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