quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Do Rio ao Rio VII










O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) (http://www.nesa.uerj.br/) , pertence à Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( http://www.uerj.br/ ) e ao Hospital Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

Festejou já os seus 30 anos e é considerado uma referência na América do Sul na área da Saúde Integral do Adolescente.

Oferece serviços de Atenção Primária em áreas como a saúde oral, a sexualidade, prevenção da violência, dos consumos, do VIH e DSTs, intervindo em centros comunitários, empresas e em especial na comunidade escolar, com uma equipa pluridisciplinar de médicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, nutricionistas, promotores de saúde juvenis.
Desenvolve acções de ensino e formação, pesquisa e extensão comunitária.

Oferece ainda um Serviço de Atenção Secundária, um atendimento em ambulatório, no NESA, anexo ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, a partir de profissionais com as mesmas especialidades.

Tem ainda um Serviço de Atenção Terciária, um internamento hospitalar para adolescentes de ambos os sexos entre os 12 e os 19 anos.
Neste Hospital, a equipa pluridisciplinar tem a mesma composição em termos de diversidade profissional e atende todos os adolescentes com excepção de situações de partos, e situações psicopatológicas graves.
Esta equipa nestes últimos anos tem construído os serviços de atendimento, investigação e extensão à comunidade através de apoio variados e em função dos vários projectos em que a equipa participou.

Editam uma revista em língua portuguesa “Adolescência e Saúde”, vários livros ( aqui uma vez mais a problemática da violência contra as mulheres e os menores e as questões do abuso sexual são temática que merece destaque e apresenta a maior popularidade nas publicações).

Enumero muitos outros projectos: o “Caras & Bocas” ( saúde oral) , o PSTA ( Programa de saúde do trabalhador adolescente), Projecto H ( Saúde de Homens Adolescentes) , Projecto Cidadania e Espaço Escolar, Projecto HIPERPAPO ( prevenção das doenças cardiovasculares e metabólicas na adolescência), Projecto Fala Jovem ( saúde na rádio), Projecto Comunicação e Marketing, Projecto Intergeracional, Projecto Treinamento e Capacitação.

A equipa é pioneira no Trabalho em Rede e na Tele-Medicina.
Oferecem um programa inovador para profissionais de treino em saúde do adolescente inserido no programa do Ministério da Saúde, inteiramente on-line.

A Profª Drª Evelyn Eisenstein (dotada de uma energia e entusiasmo impar) foi pioneira na criação deste serviço e deste conjunto de projectos de atendimento, formação e investigação.
O Prof Dr José Messias é actualmente o Director do NESA e partilha com a Drª Evelyn um entusiasmo contagiante e energético sobre a equipa, sobre o que pode ser feito “partindo pedra” em cada dia.
Um serviço modelar a merecer uma visita mais longa, e uma equipa bem humorada e cordabilíssima.

FIO CRUZ





A Fio Cruz é uma referência Internacional na área da Saúde Pública e da Medicina Tropical.
Ocupa um vasto espaço arborizado, no Rio de Janeiro onde ande era uma vasta fazenda.
Inclui vários Institutos de investigação e formação, um Hospital para investigação, um laboratório de produção de vacinas, um laboratório farmacêutico, a Escola de Saúde Publica, um Instituto Politécnico de formação de agentes de saúde, uma biblioteca...

Esta vasta Universidade tem ainda campus em outras cidades brasileiras.

O Instituto Osvaldo Cruz celebrou o seu centenário em 2000 tendo tido honras de uma publicação com o historial da sua génese e História.
Um dos editores deste volume memorável, é o Prof Dr José Rodrigues Coura, meu anfitrião nesta Instituição.

O Prof. Coura é uma referência mundial na área da Medicina Tropical com largo trabalho clínico e de investigação na Doença de Chagas.
Tem neste momento estudos e trabalhos de campo nesta área na Amazónia, onde tenta rentabilizar os recursos humanos da rede de estudo e intervenção na Malária para uma atenção complementar para a Doença de Chagas. Esta metodologia de gestão e rentabilização de recursos humanos para a saúde, está neste momento a ser seguida noutros países da América do Sul, sob a sua supervisão.
Tem ainda trabalho de formação e treino de técnicos de saúde e de professores, no Brasil e em Africa (CPLP e outros), e supervisão de trabalhos de pos graduação ( mestrados e doutoramentos)

Ficou já agendada uma visita mais longa para Junho 2009, quando eu voltar ao Rio para um Congresso.
Em carteira ficou um projecto de formação de pares, com jovens lideres na comunidade, no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, e um possivel projecto de Mestrado na área da Literacia na Saúde.

Falar com o Prof. Coura é um privilégio científico, cultural e pessoal. Espero voltar em breve!






Sem comentários: