sexta-feira, 26 de setembro de 2008

De Asunción a Asunción II





Com a Bettina Cuevas na Universidade Americana












Com o Osvaldo Olivera e Eduardo Cáceres na Universidade Católica












Uma das 35 Tapas ( ABC Color) que marcarón época - a morte de "el Che".


















Outra das 35 Tapas ( do ABC Color) que marcarón época- a morte de Erico














Surpresas em Asunción

A viagem Campo Grande-Asunción foi um pavor!!
Uma agência terrível (a Nacional Expresso) a querer deixar-nos na fronteira e a deixar-nos 3 horas à espera de uma partida confusa (isto tudo às 5h da manhã), depois... 15 horas sem comer…um desconforto a evitar!

O Paraguai ficou no nosso caminho incidentalmente, 3 dias não previstos, sem expectativas.
Uma boa altura para adiantar a escrita do livro e preparar as apresentações para a Bolívia.
Para ler uns artigos e dar uma olhada nos “resumões” que comprei no Brasil.
Os “resumões” são uma espécie de “sebentas”, versão moderna plastificada. Comprei os de verbos e gramática espanhola (veremos se são úteis, mais o CD Spanish in 30 days que me deu a Catarina nos meus anos). Por graça comprei também o “resumão” de Psicopatologia e fiquei a pensar no jeitão que aquilo daria aos alunos “do 10”… (nem pensar!)

O Paraguai foi um país próspero no inicio do sec XIX que tem tido várias vicissitudes históricas pouco conhecidas pelo geral dos Portugueses, duas ditaduras e entre estas, duas guerras devastadoras. A populaçao tem origem guarani e falam em geral as duas linguas: espanhol e guarani, uma língua muito tónica, que os imigrantes chineses aprendem com facilidade.
Este ano o País põe expectativas no recém eleito Fernando Lugo, Bispo, socialista. Apenas tomou posse este 20 Agosto e ainda não há frutos!
Das duas ditaduras fica o fecho histórico da população ao exterior (também aconteceu em Portugal).
Das duas guerras fica algum ressentimento em relação aos vizinhos Argentina, Uruguai, Brasil e mais recentemente Bolívia, e uma razia na populaçao sobretudo jovens e homens. A longínqua independência face à Espanha foi pacífica e laços de amizade perduram.

Ontem visitamos a parte antiga, que surpreende pela favela ( vila miséria ), mesmo no centro da cidade, entre o centro e o rio, ao lado de um museu (Cabildo), do Palácio do Congresso (“é o estilo latino-americano, os ricos e os pobres partilham o mesmo espaço, embora sejam dois mundos”). Os indios locais vendem por ali artesanao a preços dificeis de calcular. O Guarani, a moeda local conta-se aos milhares.

Tivemos uma sucessão de felizes ocorrências.
Está a decorrer a semana internacional de teatro, em homenagem a Tito Jara Roman, organizada pelo CEPATE (Centro Paraguayo de Teatro). Vimos o KYRE’Y, um misto de artes circenses, música popular, mímica, comédia… foi uma delícia a interacção com o público.
Está também a decorrer o 17º Festival internacional CINE, embora não tivéssemos conseguido assistir, vimos a quantidade de cinema e teatro experimental que por cá se faz (Brasil, Bolívia, Argentina, Colômbia, México, Paraguay).

Outra sorte foi ter comprado ontem numa livraria uma brochura de uma colega local sobre projectos educativos. Vinha com um email para onde eu escrevi e então, hoje, tivemos o Dr Osvaldo Olivera (Osvaldo Olivera), designer da Universidade Americana, e editor do tal livro sobre projectos educativos, que nos levou em visita à Universidade Americana ( Universidade Americana) e à Universidade Católica ( Universidade Católica).

Na Universidade Americana falámos com o Sr. Reitor Prof Andrès Benko e com a Directora do Departamento de Psicologia Prof Bettina Cuevas. Para além da graduação em Psicologia têm cá dois cursos de Pòs-Graduação, um em Princípios e Técnicas Cognitivo-Condutales e outro em Logoterapia y Analisis Existencial. O Departamento de Psicologia pertence à Faculdade de Ciências de la Salud, junto com a Enfermagem, a Psicopedagogia, a Intervenção Materno-Infantil, a fisioterapia (com especialidade em Fisioterapia Desportiva) e a Nutrição.
Conheci uma nova publicação espanhola Psicopatologia Y Salud Mental (Psicopatologia y Salud Mental) e a revista mensal da própria Universidade “American News”

O Dr Osvaldo Olivera trabalha na Faculdade de Comunicacion, Artes y Ciências de la Tecnologia e trouxe-nos um projecto de design, por ocasião dos 40 anos de um jornal nacional (ABC color, o primeiro jornal a cores, há 40 anos), umas pranchas com as 35 primeiras páginas desse jornal que referem acontecimentos que mudaram a história (35 tapas que marcaron epoca). Belíssimas as pranchas e aqui fica, com autorização respectiva uma cópia da manchete onde anunciara, em 1967 a morte de Che Guevara, e outra em memória a um idolo esportivo local- Erico.

Na Universidade Católica falámos com o Prof Eduardo Cáceres. De salientar que esta Universidade fornece um diploma doutoral em "Intervenção Psicossocial com populações em risco" … Riscos por aqui: pobreza, iliteracia, consumo de substâncias.

Entramos mais dentro da história e Cultura do Paraguai com o Osvaldo e a mulher Marian.
Foi muito interessante ouvir falar de outras formas de intervenção comunitária a partir de outras áreas do conhecimento, o Osvaldo (que aliás fala um português óptimo), tem projectos de design comunitário com os alunos da Universidade – ajudar a população a “ler” as tabuletas nas ruas, e ainda outro mais antigo de estudar os pictogramas das populações indígenas do Rio Paraguay, a Marian, bailarina e professora de dança clássica tem também um grupo de danças tradicionais Paraguaias.


Gastronomia –
Parrillada, Surubi ( peixe), Chipa ( pão com queijo), Choclo fresco (milho), Sopa Paraguaia (bolo de farinha de milho com queijo), Pie de lemon, Teréré ( Chá frio de mate equivalente ao Chimarrão brasileiro, mas frio).

E estamos a sair para a Bolivia... todos os jornais anunciaram que há tréguas até 16 de Outubro.

Sem comentários: