segunda-feira, 6 de outubro de 2008

De La Paz a Lima























O percurso de La Paz a Lima, via Puno e Cusco, incluiu um fim de semana para visitar Machu Picchu (Machupiqcho).

Para Machu Picchu fazem-se 100 kms em 4 horas , num comboio que anda aos zigzagues para subir e descer a montanha.

Machu Picchu é um deslumbramento: a parte feita pelo homem e o contributo da natureza.

Deslumbramento também como ali chegou gente e ali se fixou.

Deslumbramento ainda, como o Império Inca foi destruido por um punhado de espanhóis.


Fizemos o percurso de Puno a Cusco, a capital do Império, num tour turístico, com alguns espanhois e um casal de americano.

Foi curioso ver a americana (EUA) perguntar ao guia peruano, (com pesar e cumplicidade) se os peruanos ainda estavam muito zangados com os espanhóis por causa da ocupação no século 16.

Foi curioso ver um catalão indignado responder que a única razão porque os indios norte-americanos não estão zangados com os invasores, é porque ou morreram todos, ou os descendentes andam meio alcoolizados meio anestesiados pelas reservas de indios, rematando que por isso achava a pergunta provocadora e idiota. De repente o tour, até ali muito calmo, polarizou-se à volta desta discussão.

Em Cusco fomos ver um espectáculo musical de guitarra, no Teatro Municipal .

Os espectáculos por aqui são às 7 horas, o que para nós já baralha a hora de jantar.

Chegámos às dez para as sete já com bilhetes. Às sete e meia ainda entrava gente, do palco nem um som, as pessoas pareciam achar normal, falavam baixo, comiam. Às oito menos dez, esfomeados saimos para jantar... não sabemos dizer se o espectaculo mereceu aquela espera, ou se não chegou a haver espectáculo...

No dia seguinte noutro espectáculo musical, este de canto lírico, fomos informados que em geral os espectáculos começam com 45 minutos de atraso, mas que depende sempre do artista, pode até ser muito mais... é devastador! desta vez aguentámos até ao intervalo antes de ir jantar.

Arriscamos uma vez mais no dia seguinte, para ver um espectáculo misto dança-acrobacia-drama-canto: o grupo KUSIKAY, a peça "Uma história andina", no Teatro Gracilaso. Desta vez só se atrasou 15 minutos, e valeu mesmo a pena.

Cusco é uma cidade bonita e viva, com um ar cosmopolita misturado com aspectos típicos Inca, a cidade está muito cuidada e em cada rua se descobre um recanto com muros incas e com casas espanholas construidas por cima, tal como as igrejas, construidas por cima de lugares de culto inca.

Vimos espectáculos de rua : desfiles de escolas com espectáculo de música, drama e dança.

Assistimos aqui a um "paro" (greve) nacional, que teve um dos seus pontos fortes em Cusco, e que incluiu uma manifestação de rua e uma parada policial algo amedrontadora, à mistura com turistas e mulheres a vender lãs e mantas. Os trabalhadores (entre os quais os docentes universitários que aliás vão iniciar dia 15 uma greve por tempo ilimitado), só foram desmobilizados por uma chuva torrencial.

Apesar dos 3600 metros de altitude, e do nosso grande amor a Lisboa, esta é uma cidade onde gostariamos de viver.

Sem comentários: