quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto internacional de prevenção de maus tratos contra bebes



Divulgação do Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil - Dia 19 de Novembro, 2009.

Projeto internacional de prevenção, educação e pesquisa sobre maus tratos contra bebes será lançado em São Paulo no dia 19 de Novembro de 2009, Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil. O projeto envolve a orientação de pais, educadores, profissionais de saúde, gestores, cuidadores e todos os interessados para a prevenção de maus tratos em bebes. Será distribuí do material educativo para populações de risco e interessados no Brasil, em Portugal e nos países da América Latina.

Trata-se de um projeto inédito, resultado da parceria de diversas entidades:

Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) e Associação V.E.R.A. (São Carlos, SP), Centro de Estudos Integrados da Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS, Rio de Janeiro) Instituto Zero a Seis (São Paulo), Instituto Integral do Jovem (IIJ, Rio Grande do Sul), Grupo Especial de Interesse em Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa & Centro da Malária e Doenças Tropicais (Projecto Aventura Social- Portugal) e Hospital Infantil de Westmead (Austrália).

Em comemoração ao aniversário da Convenção dos Direitos da Criança a "Fundação Mundial de Mulheres" (Women´s World Summit Foundantion[1]) http://www.woman.ch/j promove desde 2000, a cada ano, no dia 19 de novembro o DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL. E neste ano participarão mais de 700 organizações em 125 países.

No Brasil, entre as organizações participantes, encontram-se o Instituto Zero a Seis e o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência- LAPREV da Universidade Federal de São Carlos. O objetivo do DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL é ajudar para que a prevenção do abuso contra as crianças e adolescentes seja uma prioridade internacional. Especificamente esse ano a proposta da campanha é envolver as crianças e adolescentes a participarem do DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL por meio de atividades criativas e que favoreçam a expressão da opinião desses jovens com o objetivo final de aumentar as possibilidades de uma prevenção mais eficaz.

Para mais informações, ver site http://www.woman.ch/ e http://www.zeroaseis.org/

A transmissão será dia 19, às 11horas do Rio de Janeiro em teleconferencia e pela internet através de http://rute.rnp.br/ e pelo canal da Fiocruz.

1 comentário:

Anónimo disse...

É maravilhoso saber que todos estão preocupados com a violência, maus ratos, principalmente com nossas crianças. Nós aqui nesse mesmo dia, também fizemos comemoração com uma bela passeata, entrega de panfletos, faixas, que chamavam a ateção da população,com os alunos das ascolas da Rede Pública .À noite fomos a Camara Municipal, onde foi mostrado todo o trabalho do curso aos presentes.