quarta-feira, 29 de junho de 2011
terça-feira, 28 de junho de 2011
segunda-feira, 27 de junho de 2011
domingo, 19 de junho de 2011
CHILE
http://www.youtube.com/watch?v=AYTPbcSjmkQ
Los Costos de la Educación en Chile e Histórica Movilización Estudiantil (16/06/11)
http://www.youtube.com/watch?v=iy-lYm7HJic
sábado, 18 de junho de 2011
This is Psychology
| |
| |
| |
sábado, 11 de junho de 2011
Questionário online Sexualidade Juvenil
Porto - C0411
Viana do Castelo - D0601
Vila Real - E0807
Aveiro - F1002
Castelo Branco - G1201
Coimbra - H1402
Leiria - J1815
Viseu - L2001
Lisboa (sede) - N2402
Santarém - P2801
Setúbal - Q3007
Beja - R3201
Portalegre - S3401
Évora - T3607
Faro - U3805
Habilita-te a ganhar bilhetes para os concertos de Verão e carregamentos para telemóvel!!
Tens entre 13 e 21? Este questionário é para ti.
Dirige-te a uma das lojas participantes do IPJ - todas as situadas nas capitais de distrito, incluindo também a Loja da sede do IPJ, em Lisboa, Av. da Liberdade, 194 - até 30 de Junho, participa no estudo e habilita-te a ganhar:
- um carregamento de telemóvel e bilhetes para festivais de verão.
- 10 dos bilhetes são para os Coldplay (6 de Julho, Optimus Alive).
Este questionário é uma extensão do estudo Health Behaviour in School-Aged Children/OMS (www.hbsc.org) e procura estudar, mais aprofundadamente, os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos relativos à sexualidade nos adolescentes portugueses.
Preencher este questionário vai ajudar a compreender melhor os interesses e necessidades dos jovens entre os 13 e os 21.
Este questionário é feito exclusivamente online e está disponível em todas as Lojas Ponto JA acima referidas do Instituto Português da Juventude, até 30 de Junho.
Caso pretendas algum esclarecimento adicional, por favor, contacta o Projecto Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Dra Lúcia Ramiro:lramiro@fmh.utl.pt).
Obrigado por teres colaborado connosco!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Final Report FIGO Workshop in Santiago de Chile Nov 2010
ALAPE
Adolescent Sexual and Reproductive Health Final Report workshop Chile Nov 2010.pdf
CODAJIC
http://www.codajic.org/node/137
Un abrazo patagónico
Mónica
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Novidades Placebo _ Avaliação da Qualidade de Vida - Kidscreen
A Placebo Editora é uma nova editora de livros de Ciências Sociais e da Saúde,
com especial destaque para a Psicologia a preços reduzidos,
com toda acessibilidade e com todas as garantias de qualidade cientifica,
pode descarregar para seu computados ou e-reader livros que lhe fazem falta diariamente.
Visite-nos em www.placebo.pt e veja a nossa newsletter no link abaixo.
Novidade Colecção Instrumento de Avaliação
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Portugal em tempo de eleições
Uma menina de 25 anos diz que Sócrates nunca fez nada por ela: ela que não quer fazer um aborto, ela que não quer ter relações sexuais antes do casamento, ela que não é homossexual e ela que não quererá nunca ter uma reprodução assistida. Para além disso insiste que quando um dia tiver filhos, os quer a aprender matemática e língua materna, e não aquelas coisas néscias e " aporcalhadas" da sexualidade. Por isso Sócrates nunca lhe foi útil, conta a menina.
Sempre falando do cimo do seu (já se vê complexo) conhecimento do que foram as políticas públicas os últimos anos a menina pede a Sócrates que se afaste da vida pública e deixe o pacato cidadão usufruir da sua castidade.
O Público deu à menina honras de 3 colunas, com foto e tudo Sabe-se lá porquê devem ter ouvido falar da " participação dos jovens" e acharam que a menina representava mais do que ela mesma.
Uma vez mais o País foi sacudido porque um vídeo foi posto a circular: uma jovem adolescente foi agredida por duas outras.
À volta uns assistiam, um outro filmava. Cena triste sim, a cena em si, os que pacatamente assistiam, os que perversamente filmavam e claro toda a " animação" a partir desse dia.
Os jornalistas redescobriram que "a violência em Portugal está pior do que nunca". Desta vez o Portugal de lenta justiça e de brandos costumes, fez justiça rápida e de mão pesada foram todos detidos. O debate mostrou-se aceso e nem sempre informado, com um caos de noticias inconsistentes, em geral comentadas por pessoas especialistas em " outros assuntos", em geral clamando por "sangue" .
A questão não é se os autores da aparente "pancadaria e filmagem" deveriam ser ou não responsabilizados, isso parece óbvio, mas a verdadeira notícia seria procurar entender a dinâmica desta infeliz história e procurar activar estratégias para evitar novos episódios. A detenção de 3 jovens, se for um " acto único" vai servir para quê?
Lembrei-me da menina que quer o Sócrates na rua, quando esta quinta feira fui a um congresso ao norte e me deparei com um pai que bem podia ser o pai da menina supra. Este pai foi corajosamente falar de sexualidade num painel de especialistas.
Recomendou-nos a todos que devíamos ser "plurais". Depois, num curioso exercício mental declarou a sua convicção de que os filhos são dos pais e que os pais, enquanto seus proprietários, têm direitos inquestionáveis e absolutos sobre os filhos. E porque os filhos são seus/deles, o Estado não pode interferir nesse direito de propriedade.
Eu não sei o que ia na cabeça desse pai, inflamado por um verdadeiro espírito de missão, mas pela minha cabeça passaram todos os infelizes e desprotegidos jovens que me contam como foram agredidos e abusados física e psicológica e sexualmente pelos seus pais. A mim custa-me viver num país onde os pais têm esse direito. Custa-me muito, enquanto terapeuta, enquanto mãe e enquanto cidadã. Francamente gostava que o Estado pudesse evitar isso.
Para quem não saiba, estes miúdos ficam tristes e traumatizados, perdem a infância, desacreditam nos adultos, tornam-se distantes ou agressivos, crescem sem referências! Para além disso é um crime e uma grande malvadez!
Mas o senhor pai continuava e gabava-se de ter tido uns pais fantásticos, que desde muito cedo o alertaram para os perigos da sexualidade, nomeadamente para os malefícios da masturbação e por isso ele queria agora reproduzir esse exemplar modelo com os seus filhos. Este senhor não estava a brincar, era um adulto culto, no século 21, embora clamasse que a masturbação faz borbulhas e outras coisas assim perigosas!
Enquanto País já não temos idade para birras. Se queremos preservar a democracia temos que votar, temos que optar, temos que aceitar ter uma voz na definição do Portugal que queremos.
Mas caramba, até um cidadão interessado, motivado e preocupado pelo futuro do país, fraqueja no período dos tempos de antena dos partidos. É um exercício estóico de cidadania! Mas que "seca"!!!!!
Os nossos cavaleiros do apocalipse (sim porque efectivamente os cabeça de cartaz que nos vão calhando nas notícias, são todos homens inflamados e parecem todos anunciar o fim do mundo) inundam-nos a intimidade do lar e a concentração no trabalho ou nos transportes.
Gostava tanto de ter ouvido uma ideia nova, um raciocínio lógico e transparente que me levasse a crer que cada partido tem um projecto para o seu país. Mas ainda não ouvi ideias novas! Aliás ainda nem ouvi ideias.
Todos os partidos estão de acordo: são sempre os outros partidos que são horríveis e que vão fazer afundar o país no lodo da miséria e, de qualquer modo, a culpa foi e será sempre dos outros partidos. Á beira do apocalipse anunciado pelos nossos cavaleiros, os cidadãos inquietam-se, e o país não avança! Culpa claro, sempre dos outros.
Eu vou votar! Não muito convencida, mas vou.
Mas por mim tinha dispensado toda esta retórica, este ruído eleitoral.
Tanto fogo de artifício para convencer os indecisos a votar. Por favor votem!
Se votarmos todos talvez para a próxima vez a campanha se baseie em ideias e em projectos!