quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Premios UTL/ Santander Totta 2010



Aventura Social 1987-2012
Prémio Investigação 
UTL/ Santander Totta 2010

Na foto :
Paula Lebre
Gina Tomé
Mafalda Ferreira
Ines Camacho
Margarida Gaspar de Matos
Marta Reis
Lucia Ramiro
Teresa Santos
Isa Figueira
Celeste Simões

Ausentes em missões diversas (como compete a uma equipa internacional):
Tania Gaspar
Nuno Loureiro
Antonio Borges
Susana Veloso
Lucia Canha
José Alves Diniz
Luis Calmeiro
Paulo Gomes
Diana Frasquilho
Emanuel Vital
Raul Oliveira




AVENTURA SOCIAL


O que estudamos?

1- Como vêem as crianças a sua qualidade de vida? Será que as percepções dos pais são idênticas? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração?

2-Como são e como vivem os adolescentes portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Como vêem eles a escola e o seu futuro? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração? Como tem evoluído este padrão nos últimos 12 anos? E face aos restantes países da Europa?

3-Como são e como vivem os universitários portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Há diferenças de género e idade? (aqui especial foco na sexualidade e saúde sexual)

4- A nível das Instituições e da Comunidade que intervenções são eficazes para promover nas crianças, adolescentes e jovens a saúde, a competência, a auto-regulação, o suporte social, a participação na cidadania e a satisfação com a vida?

Para as primeiras 3 questões temos estudos epidemiológicos integrados nos projectos Kidscreen/UE, HBSC/ OMS; HBSC-SSRES e o HBSC-NE-Resiliência

Para a última questão temos os trabalhos de intervenção em prevenção universal e selectiva, integrados nos projectos Aventura Social no CED; TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV/EU; DICE/EU; UTLsaudável-GAP; e ainda o Programa Escolhas.

Garantimos já até 2013 vários financiamentos nacionais e internacionais (7PQ) e formação de alunos do 3º ciclo (doutoramento) através do apoio da FCT (bolsas).

A equipa apresenta-se com frequência em congressos nacionais e internacionais; publicou vários livros, capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito e ainda on-line: www.aventurasocial.com) Facebook AventurasocialFMH e  www.umaventurasocial.blogspot.com)

Saindo do âmbito estrito da investigação e da leccionação, têm havido uma participação de grande realce a nível da comunicação social e da colaboração com decisores políticos nas politicas nacionais de certos sectores : Educação, Saúde, Justiça e Segurança Social, tentando assim beneficiar Portugal e os jovens portugueses com os resultados obtidos pela equipa de investigação, dando assim retorno a financiamentos públicos.

Margarida Gaspar de Matos 
Coordenadora da equipa
FMH/Universidade Técnica de Lisboa






2 comentários:

Unknown disse...

Muitos parabéns à equipa!

Anónimo disse...

BOA! Bom post. LIKE.