quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Do Rio ao Rio IV



RIO DE JANEIRO, 19/9/2008
LOCAL: Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro IP/UERJ

Temas:
Integração das psicoterapias cognitivas
Neurociência
Transtornos de personalidade
Terapia sexual
Transtornos alimentares
Transtornos do humor
Terapia na infância e adolescência
Dependência química
Habilidades sociais
Psicologia da saúde

Atividade prática: Supervisão ao vivo de casos clínicos

Para inscrição e mais informações consulte:
ATC-RIO

Realização:
Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro IP/UERJ
Apoio:
Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas e Casa do Psicólogo
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A Eliane Falcone, psicóloga e professora na UERJ, é a promotora deste evento.
Parabéns por mais uma edição desta Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental, esta é já a sexta !
Este ano não vamos poder estar presentes, mas já estivemos em anos anteriores e esperamos voltar.
Parabéns também por mais um número da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, revista indexada e com peer review, onde enviamos regularmente os nossos trabalhos.
Este é já o vol. 3 (2). A Revista disponibiliza os artigos em:

Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas
Revista Brasileira de Terapias Cognitivas


Neste número temos publicado um artigo:

Práticas parentais educativas, fobia social e rendimento académico em adolescentes.
Inês Camacho
Margarida Gaspar de Matos

Abstract:
Parental educational practices and their implications on variables such as social phobia and academic performance are becoming increasingly interesting to researchers working in the Psychology field, due to the fact that these variables may influence the academic and social lives of children and adolescents. The aim of this research is to study the relationship between parental educational practices, social phobia and academic performance in adolescents. The study was conducted with 285 individuals (146 female and 139 male) of the 7th and 8th grades between the ages of twelve and fourteen. We used: demographic data questionnaire, QLP-A to evaluate parental educational practices, SPAI-C to evaluate social phobia. A questionnaire was also used to check for academic performance. It has been noted that there is a higher incidence of social phobia in individuals of the female gender. It has also been noted that teenagers whose parents give autonomy and care, show a tendency to have a better academic performance and also less probability of presenting social phobia. Teenagers whose parents give protection have a tendency to have social phobia and worse academic performance

Inês: Parabéns!

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