domingo, 21 de setembro de 2008

De Bonito ao Pantanal







À conversa no SKYPE
















Dengue em campanha









Folha de registo para eleições















Skype
Como a comunicação cresce com as NTI, apesar das suas vicissitudes. Até o Miguel com um ano já se ri e nos diz adeus, do outro lado do Oceano.

Eleições no Brasil
Na chegada a Miranda, depois de fazer 3 horas de estrada (130km) , ainda eram 9 horas da manhã. Transito?… só mesmo vaquinhas nelore, red e suissa, mas estrada de terra vermelha e pedra com buracos, um verdadeiro desafio.
Num breve passeio em Miranda, em busca de um café, encontramos um simulador de mesa de voto electrónico, com uma menina a treinar a população. Num teclado marca-se o número, aparece a foto e confirma-se. Voto branco carrega branco, voto nulo não parece possível: a electrónicaa não dá erro.
A moça distribuía uns folhetos onde se explicava que os Brasileiros vão às urnas dia 5 de Outubro votar para vereador e para perfeito, e onde se sugeria que os cidadãos levassem o número dos seus candidatos escrito num papel. Pergunto-me se esta estratégia não pode parecer amedrontadora,e alguns se sintam pressionados ao se apresentar nas urnas com um papelinho já preenchido… pelo menos evocará potencialmente receios de não anonimato… ou não!


Mosquitos

A campanha do dengue anda por aqui.
Malária parece que não há. Está também muito frio por isso deixámos a profilaxia para quando chegarmos a Chiclayo-Norte do Peru. Apesar do repelente (que não se pode usar nas zonas ecológicas), estamos cheios de picadas.

O poeta-pantaneiro
Fomos para a fazenda de taxi. O Sô Grémio Moura veio a recitar um longo poema que fez em homenagem a um veado que viu morto à beira da estrada ("Pantanal é sítio de bicho") . Fica uma estrofe, mas vem aí um livro de poemas em breve:

Se vir um animal na rodovia
Deixa ele passar
Você está fora de sítio
Ele está no seu lugar (…)

Sem comentários: