terça-feira, 9 de setembro de 2008

De S. Carlos a S. Carlos



São Carlos foi criada em 1857 por um jovem político e seus irmãos, realizando um desejo antigo de seu pai de estabelecer uma cidade na sua sesmaria. S. Carlos foi o padroeiro.






E uma cidade que, salvo erro, tem uma rua grande, sem encantos de maior e algumas ramificações do mesmo género.







No passeio em frente à Experimentoteca há no chão pegadas, à boa maneira das mãos no "passeio da honra" nos Estados Unidos.











Mas aqui as "pegadas" são de várias espécies. Os exemplos são variados e há uma legenda com a foto correspondente ao exemplar que deixou a "pegada". Deixo aqui dois exemplos, o segundo dos quais achei curioso.


E assim chegámos à Universidade. sim porque depois desta descrição, "sobram" duas grandes Universidades:


Gresham e Matos
É com prazer que o Grupo RIHS/UFSCar está promovendo um conjunto de atividades sobre Habilidades Sociais para a comunidade acadêmica em agosto e setembro de 2008. Essas atividades incluem a vinda do Prof. Dr. Frank M. Gresham da Universidade de Louisiana ao Brasil e a vinda da Prof. Dra. Margarida Gaspar de Matos da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.
O Grupo RIHS/UFSCar agradece os apoios recebidos da FAPESP , PPGEEs/UFSCar, PPGPsi/UFSCar e da ABPMC.
Prof. Dr. Frank Gresham
E-mail:
gresham@lsu.edu
Profa. Dra. Margarida Gaspar de Matos

Duas grandes Universidades dominam a cidade, uma das quais, a Universidade Federal de S. Carlos ( Universidade Federal de S. Carlos) é a segunda melhor Universidade do Estado de S.Paulo, segundo o ranking hoje publicados no jornal O Estado de S.Paulo.

Meus colegas de já longa data no Departamento de Psicologia e Departamento de Educação Especial desta universidade, a Prof ª Zilda de Prette e o Prof Almir De Prette
Zilda e Almir ambos psicólogos, têm provavelmente a melhor equipa Brasileira no trabalho com promoção de competências pessoais e sociais, também a minha área de doutoramento, com vários projectos de renome internacional RIHS além de uma vastíssima obra em língua portuguesa, que é pena não se encontrarem nas nossas livrarias em Portugal Publicações.

A minha rotina aqui foi ministrar um curso de pós graduação, para alunos de mestrado e de doutoramento em Psicologia e em Educação Especial, na aplicação das metodologias de promoção de competências pessoais e sociais, na promoção da saúde dos alunos, em meio escolar, e organização dos serviços na escola.
Pós Graduação em Psicologia
Pós Graduação em Educação Especial

Para além disto conversei com alunos de doutoramento e discutimos o convénio de colaboração entre a UFSCAR, e a FMH/UTL e o CMDTla. Os alunos de Pós Graduação são muito diferenciados e experientes, e vêm um pouco de todo o Pais para este curso, que teve aqui, antes de mim, o Prof . Graham, uma referência mundial na área.

Sem comentários: