domingo, 21 de setembro de 2008

Do Pantanal ao Pantanal

















Ema-macho a servir de "ama-seca", aos 18 filhotes de diversas emas-femêa suas amigas.


















Guaratirica na noite do Pantanal!

Natureza fora de horas
Estamos com o relógio biológico todo alterado: acordar pelas 5 horas (da manhã pois!) já a ouvir passarinhos, tomar o café da manhã (aqui “quebra-torto”) pelas 6h, almoçar às 12h, jantar às 18h, deitar às 22h… parece que estamos sempre no contra-tempo… este blog também deve ter o relógio desregulado porque regista datas incorrectas... mas enfim, mantêm a sequência.

A quinta de S. Francisco no Pantanal (Fazenda San Francisco), foi iniciada no principio do século XX por Laucidio Coelho, que tem actualmente numerosa descendência. Conhecemos as bisnetas Carol e Roberta. A quinta tem 15000 hectares, 4000 ha de plantação de arroz (ai os nossos “enormes” campos no Mondego…), 7000 ha de reserva ecológica e 4000 ha de gado.


Na quinta têm vários projectos de preservação de espécies em via de extinção, entre os quais a onça pintada, e muito gosto pela natureza.

À noite fomos numa exploração-focagem com um casal de Ucranianos e duas jovens Portuguesas que vinham numa missão de exploração do potencial turístico para uma agência de viagens em Lisboa. Um grupo bem agradável e consentâneo com o ambiente: lobinho-guárá, capivara (muitas), guaratirica (tipo onça, uma visão parece que rara), cervo pantaneiro, guaxinin, jacaré, coruja buraqueira, tamanduá bandeira, anta.


Foi excelente apesar do frio (há frio no Pantanal 15 dias por ano, e foi ontem…)

Hoje um chilrear de passarinhos vários e papagaios (há 351 espécies de aves aqui) acordou-nos às 5 horas, uma delícia (?)…
E lá fomos em mais uma expedição de manhãzinha, com o bravo Jonas (autodidacta local) a instruir-nos sobre a bicheza que acorda cedo: surucuá, carão, corvo pantaneiro, urubú, caracará, socó, garça grande branca, mutum, galinha pantaneira, tuiuiu, cegonha tabuiauá, mergulhão, gavião negro, jaçanã-cafézinho, ema-macho, com 18 filhotes (é o macho que choca os ovos de várias fêmeas, e se ocupa das crias), ariranha (tipo lontra grande) e iraca (tipo lontra mais pequena), várias capivaras com montões de filhotes bebé, macaquinhos, vários jacarés com montões de filhotes, tucanos, araras, piriquitos, papagaios (muitos destes nomes de origem índia).


Fomos ainda visitar a propriedade a cavalo, mais o Guilherme, outro aficcionado da natureza que ia mostrando com entusiasmo aves, gado, plantas e animais. Excelente qualquer dos dois passeios.


E no regresso atravessámos o Pantanal, o Serrado e a serra de Maracaju com a Carol que por sorte também vinha para Campo Grande, e mais uma lição de conhecimento e amor pelo Pantanal e ecossistema envolvente ("o pantanal (há 10 pantanais identificados) é como um prato fundo com serra à volta, que recebe água de várias fontes").


Gastronomia:
Arroz pantaneiro com carne seca; batata dourada com queijo pantaneiro, carne assada de várias espécies, soufflé de queijo pantaneiro, arroz doce pantaneiro com canela, mel pantaneiro, doce de leite de búfala, saladas várias da quinta.

Bolívia
Aqui não há jornais e ninguém sabe nada da Bolívia…
Vamos então tentar o plano B, via Paraguai, amanhã. Veremos quando vamos ter acesso ao blog!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Blog está o máximo:))

Mts bjinhos nossos (sabes quem:)

Anónimo disse...

A nossa Mafalda, a quinta na foto da equipa a contar quer da esquerda quer da direita.... teve bolsa de doutoramento da FCT...
Toda a equipa está feliz ... já com 8 bolseiros de entre 12 doutorandos.
Parabéns da equipa à Mafalda