sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De La Paz a la Paz III



Jovens voluntários do Centro de Saúde Alto de Miraflores



Falarei durante os próximos dias do Curso Internacional "Enfoque Psicosocial de niños, niñas y adolescentes", organizado pelo Colégio Médico Regional de El Alto, Sociedade de Pediatria em El Alto, Comité de Adolescência de la Sociedad Pacena de Pediatria.

Foi uma troca de experiências de grande qualidade, a provar uma vez mais que muito se faz em lingua "não inglesa", mas que fica desconhecido do mundo em virtude deste acordo tácito na comunidade científica que usa preferencialmente aquele idioma.

Fiz três conferências, uma sobre adolescentes e consumos, outra sobre adolescentes e violência e outra sobre qualidade de vida em crianças. Fiz ainda um workshop sobre estratégias para trabalho com adolescentes com comportamentos de risco, nomeadamente violência, sexualidade de risco e consumo de substâncias.

Mas o que eu começaria por falar hoje era a apresentação da Dr. Roxana Moliendo (roximolli@hotmail.com) e ponho aqui os contactos porque infelizmente na Bolívia, os projectos ainda não têm paginas web para consulta.
Ela é odontologista e fundou há uns anos, com ajuda da Save the Children, um Centro de Jovens onde forma voluntários para trabalho entre pares. Há neste Centro (Centro de Saúde Alto Miraflores) também uma psicóloga, uma nutricionista e uma assistente social. Os jovens aderem a projectos de participação comunitária "jovem a jovem", na área que mais lhe interessa: saúde oral, medicina, ecologia... Há ainda um serviço específico para jovens mães e jovens casais que aprendem, por exemplo, a tratar da saúde oral do seu bebé.

Os jovens voluntários (são já 130), na sua área de formação, fazem materiais de apoio, apoiam os profissionais nos serviços de saúde integrados fornecidos pelo Centro, incentivam as mães ao cumprimento do plano de vacinação com os seus filhos e fazem aconselhamento, por exemplo, na área dos piercings e tatuagens, para evitar más escolhas.

A Dr Roxana Moliendo deixou-me estas fotos, tenho pena de que, por um engano nosso, na gravação das fotos, se tenha perdido uma foto deliciosa do seu consultório com o equipamento cheio de auto-colantes que os adolescentes vão deixando, após o tratamento.




Locais e locais onde se fazem piercings e tatuagens baratas...
podem ir até 3 pesos bolivianos (30 centimos!), mas o resultado está à vista.






Mamã na saúde oral do seu bebé



Piercings: alerta para os problemas de saúde associados a uma má escolha do "piercer" e do local do piercing

Materiais para ajuda às formações
Dando formação aos colegas
Preparando materiais
Jovens mães que vêm ao Centro

Sem comentários: