terça-feira, 28 de outubro de 2008

De Mendoza a Chipolletti II




Pelas ruas de Mendoza (provavelmente por toda a Argentina), à boleia de um cartaz do Ministério da Saúde onde se apela “consulte o seu médico” para controlo do cancro da mama e do útero (foto), aparece massivamente um outro cartaz (foto) com uma actriz muito conhecida e sua filha, “ uma em seis mulheres morre diariamente…” apelando para a tal consulta e a tal vacina.

No ano passado houve uma campanha do Ministério da Saúde para a vacinação das meninas contra a Rubéola, este ano é a vez dos rapazes “Vamos acabar com a rubéola na Argentina” dizem os cartazes), provavelmente confundindo com campanhas nacionais deste tipo, as mães de meninas a partir de 9 anos e as jovens dos 18 aos 26 apareceram massivamente nos hospitais e centros de saúde, a pedir que as vacinassem… Não queriam que as suas filhas fossem “uma das seis”. Mas não sabiam, que a vacina custa 1000 pesos (cerca de 250 euros).
Apesar do ar oficial e “não lucrativo” das Associações anunciadas no cartaz, a verdade é que divulgam um serviço que, não sendo acessível, pode perversamente servir para alarmar… culpabilizar…!

(mensagem implícita: “A população foi abundantemente informada, se as filhas vierem a ser uma das seis é porque as mães não tiveram 1000 pesos para lhe dar a vacina!”) .

Mas não há respostas públicas!
Não devia isto ter sido feito de outra maneira?
Nota: para quem gosta das fotos turísticas publicámos hoje mais um conjunto, na faixa lateral.

1 comentário:

cs disse...

isso é quase marketing viral. É feio um Estado limpar-se desta forma tão primária dos seus primeiros deveeres. Zelar pela saúde dos seus.

Hoje estou bué de participativa

bjinhos meninos e saudades bués
(esta é do Miguel)