segunda-feira, 17 de novembro de 2008

De Buenos Aires a Buenos Aires II



O Hospital Dr Cosme Argerich, em Buenos Aires, é um Hospital de Agudos que tem um serviço integrado de atendimento ao adolescente, pioneiro na Argentina. O serviço teve já um prémio de boas práticas/ qualidade e é considerado um modelo na área da saúde integrada do adolescente.

O Dr. Enrique Berner, pediatra e chefe do serviço tem um modelo de como operacionalizar um "serviço de saúde "amigo dos adolescentes".
Este modelo ( digo eu) facilmente poderia ser utilizado noutros países e mesmo noutros cenários ( p.e. "escolas amigas dos adolescentes", clubes desportivos " amigos dos adolescentes", apoio jurídico "amigo dos adolescentes").

Fica na faixa lateral um link feito especialmente para adolescentes ( "Crescer juntos") elaborado por esta equipa.

Há uma consulta específica para perturbações do comportamento alimentar. uma consulta de ginecologia infanto-juvenil, uma consulta de pediatria/medicina do adolescente, uma consulta de psicologia.

Os profissionais vão enviando os jovens para consultas mais específicas em função da problemática. Têm, aqui também, uma grande dificuldade de trabalhar com os pais, porque não vêm ao hospital ou, pelo contrário porque são demasiado intrusivos na vida dos filhos ( abusos incluidos!).

Tenta-se neste serviço uma animação de "sala de espera" : Os técnicos que fazem a animação de sala de espera ( no corredor do hospital, idealmente todos os dias e enquanto decorrem as consultas) , têm uma formação no próprio serviço e são orientados nas sessões por uma ginecologista aposentada, agora voluntária no hospital. Durante essas sessões debatem-se temas de saúde com os jovens e suas familias, enquanto se espera a consulta e dá-se informação sobre saúde sexual.

Na Argentina, a Ginecologia Infanto-Juvenil é uma especialidade, na medicina. No Hospital Argerich, a Dra Sandra Vazquez é um valor acrescentado, pela sua larga experiência e pelo seu activismo.

Na Argentina a saúde sexual e reprodutiva é um direito dos jovens que naão necessitam da autorização da familia para obter consulta ou acesso a contraceptivos. A gravidez não planeada em adolescentes é frequente, e muita das vezes resultado de abuso sexual intra-familiar. As consequências sao conhecidas, as mais graves serão provavelmente o cancelamento de um projecto de vida, a perturbação psico-socio-emocional e mais a continuidade da pobreza e da fraca escolaridade.

Achei admiravel como neste serviço a prevenção da gravidez não desejada e a prevenção de uma segunda gravidez não desejada são consideradas uma prioridade na saúde sexual das jovens consultantes, sem hipocrisias ou duplos-moralismos despropositados. O tema " pílula do dia seguinte" sempre considerado um " último recurso" é aqui claramente apresentado.

Acompanhei ainda o trabalho da Dra Ana Corrales, pediatra, especializada em questões médico-jurídicas relacionadas com a violência doméstica , abuso físico e sexual.

A equipa já trabalha em conjunto há muitos anos, com excepção dos "residentes" e da psicóloga, e reune diariamente à volta de casos ou para sessões de debate ou formação. Orientei uma dessas sessões falando da "educação sexual nas escolas portuguesas e dos dados do estudo português do HBSC/ OMS sobre sexualidade na adolescência".


Numa outra sessão de formação a equipa solicitou os serviços de uma equipa de "coach ontologia" e iniciou uma formação vivencial para potenciar a comunicação e a colaboração entre os vários elementos , analisando as entropias e procurando soluções criativas.

Não sei como será a eficácia, mas foi muito divertido e com apelos sérios à reflexão.

Fui ainda a convite da Dra Sandra Vazquez ao XV Congresso Argentino de Ginecologia Infanto Juvenil, com o sugestivo tema " ...y manana serán mujeres" .
A Dra Inés Martinez apresentou a conferência " Tienen los adolescentes acceso a los programas de salud sexual" .
Uma vez mais aparecem as questões de igualdade de género, de igualdade de acesso aos serviços de saúde, de igaualdade no acesso à educação, e da dificuldade por parte dos técnicos de saúde e de educação a implementar e manter programas sustentados de saúde sem apoio político.
Dos dados apresentados surge uma vez mais a frequência de gravidez não planeada em jovens, o abuso sexual e a combinação "sexo desprotegido-abuso de alcool".
O abuso sexual Infanto-juvenil é por aqui uma realidade com tal peso que justificou um protocolo da Direcção Nacional de Salud Materno Infantil, para técnicos de saúde.
A Sociedade Argentina de Ginecologia Infanto Juvenil tem um curso à distância ( on-line) para formação específica nesta área (ver endereço na faixa lateral em SAGIJ)

Sem comentários: