segunda-feira, 10 de novembro de 2008

De El Bolson a El Bolson II


" Cumbio" em fotos recentes do seu "Fotolog" - uma lider da sua geração, aqui na Argentina






"Floggers"

Desde Bariloche começámos a ver jovens entre os 10 e os 18, com uns penteados infrequentes, semelhantes entre si mas diferentes do habitual.
O corte era como se aproveitasse o vento patagónio e estivesse projectando o cabelo para a frente, franja longa sobre um olho e "ar" geral, de ter sido cortado com uma tesoura romba.
Elas de ar andrógino, eles de ar feminino, ambos de ar assexuado.
De tal modo estes jovens inundam a paisagem que pensámos que seria um grupo musical que estavam a tentar mimetizar. Hipótese incorrecta!

Uma nova tribo urbana que nos tinha escapado até ali! São os “floggers”.
Efectivamente uma tribo urbana que começou e abunda (pelo menos para já) na Argentina.
São moços e moças que divulgam a sua foto em várias poses no “Fotolog” , que aqui é mais popular do que o “Facebook” e o “Myspace”.
Têm uma aparência ( corte de cabelo e roupa) negligentemente aprimorada, um gosto musical “techno”, um modo de dançar e um estereótipo social de futilidade.

Estes “flogger” (a palavra vem de algum modo de "foto + blog"), têm aqui um expoente máximo que é uma jovem de 17 anos, “Cumbio” . Tem milhares de fãs, um blog ( “Fotoblog”/ "Fotolog") e uma página web visitada por milhares de adolescentes diariamente.
(A NIKE descobriu-a e "patricinou" o fenómeno..).
Cumbio começou por incentivar os jovens que andavam pelas redes sociais da net a “mostrar-se”, e agora é ver qual deles cuidando e exibindo mais da sua (aparentemente negligente) mas produzidissima aparência. Tiram fotos pessoais compulsivamente e expõem-nas no “Fotolog”.
“Cumbio” faz agora apelos a encontros “ ao vivo” entre estes jovens que até aí trocavam intimidades apenas no espaço virtual. Combinam encontros em espaços impessoais, tipo centros comerciais onde, sendo tantos e tão semelhantes, o anonimato fica garantido. Os centros comerciais têm grupos imensos deles, por alí!

Nunca tinhamos visto, mas os "Floggers " e os "Cumbies" ( nome inspirado de uma forma musical) e os "emos" ( de hemo-sangue, os que praticam e incentivam outros a praticar auto-mutilações) são aqui as tribos juvenis mais frequentes provocando grandes emoções e mesmo algumas guerras entre eles que têm "entusiasmado" a imprensa.

Depois do estudo HBSC de 2006 já tínhamos identificado estas duas novas formas de ideosincrasias juvenis: as auto-mutilações e a compulsão ao espaço virtual e suas potencialidades socializantes, nos “novos” adolescentes.

O sub-grupo "Flogger" era-nos ainda desconhecido.

Ora passem no Google e peçam : Flogger, Fotolog, Cumbio e Cumbies e vão ver o que aprendem!

Sem comentários: