terça-feira, 11 de novembro de 2008

De El Bolson a El Bolson IV



Mais "capacitação" para professores em El Bolson com a equipa da Mónica.
Mais de 200 professores e muito interesse por parte da comunicação social.
Fiz uma conferência sobre “Sexualidade na adolescência: o estado da arte e novos desafios”.
Falou também a Mónica Borile e a Letícia Lopez, e os “ Cables a tierra ” falaram sobre o trabalho em Norquinco.
Fizemos depois todos juntos uma reflexão sobre os problemas mais prementes na juventude daqui: a gravidez não desejada, o abuso de álcool , a desesperança, a falta de comunicação inter-geracional, os pais e a sua falta de monitorização e estruturação na vida dos filhos, o abuso físico e sexual na família, a violência entre-pares, suicídio…

Falou-se de adolescentes e crianças “sós”, isto é acompanhadas de pais "castigadores, autoritários, superprotectores, invasivos, negligentes, passivos, ausentes ou abusadores".
Reflectiu-se sobre a promoção da comunicação e convívio inter-geracional, com afecto e definição de regras e papeis, respeito e consideração mútuos e sobre o trabalho com pais sem “competição” nem confusão de papéis…

Estes futuros “orientadores sexuais” já com uma formação e conceptualização bem mais complexa do que os de Norquinco, reflectiram sobre “afinal de que se fala quando se fala de sexo”? : amor, procriação, recreação, exploração? Este assunto é complexo, sobretudo se pensarmos que um dos problemas aqui emergente é justamente o abuso sexual de menores (por familiares), a gravidez na adolescência e o consumo de alcool (70% das primeiras relações sexuais ocorreram após abuso de álcool)

Discutiu-se a dificuldade sentida pelos formadores em abordar temas relacionados com a sexualidade: falar dos órgãos reprodutores, da prevenção de HIV, de contracepção da gravidez na adolescência parece bem mais simples do que falar de prazer, de IVG e de abuso sexual.

Falou-se do “ olhar (adulto) que mancha” e sua influência na reputação, expectativas de futuro e qualidade de vida dos adolescentes que de algum modo apresentam (temporariamente) comportamentos “marginais”. Em meios pequenos estes comportamentos são facilmente identificáveis e dificilmente esquecidos.
Os adolescentes queixam-se dos adultos e dos seus “boatos” , doa adultos que " crédnão lhes dão ito" e por outro lado dos adultos que "querem ser como eles" ( tal como em Norquinco!. Propôs-se uma abordagem centrada por um lado no apoio aos projectos dos jovens e por outro lado à mudança da atitude dos adultos.

À TV4 falei do trabalho da Mónica, do seu empenho e qualidade e inovação do seu trabalho.
Aqui, (como talvez por todo o lado!) empenho, inovação e qualidade raramente são apoiados pelo poder político, traduzindo-se em dificuldades escusadas e adicionais no trabalho e prejuízo para os jovens e suas famílias…. Falei-lhes ainda dos “ Cables a Tierra”, este grupo que esteve connosco em El Bolson e com quem eu já tinha feito um workshop em Cipollletti - 2 estudantes de medicina e uma de psicologia, estudantes com uma enorme energia, competência, empenho (e sucesso) em lidar com alunos, quer em grandes grupos em sessões de sensibilização, quer em pequenos grupos, na formação de novos “ Cables”. (“Cable a tierra” - liga-te à terra para crescer melhor!)


Gastronomia

Parrilhada ( mas é preciso ser argentino para encontrar carninha no meio dos ossos!)
Borrego patagónico
Empanadas
Comida italiana: massas, pizzas e milanesas.
Chocolates de Bariloche e de El Bolson
Cerveja artesanal de El Bolson
Vinho de Mendoza e da Patagónia







Sem comentários: