quarta-feira, 17 de março de 2010

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

 

É com muito gosto e honra que vos apresento os propósitos da Comissão Organizadora para o Congresso, e gostaríamos de contar com a vossa colaboração na proposta de submissão de Simpósios temáticos, bem como da divulgação juntos dos vossos contactos.


Assim, o tema do Congresso será:

 

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

  

  1. Apresentação

 O trabalho na área da Educação para a Saúde é hoje inserido na carta das tarefas de desenvolvimento para o milénio das Nações Unidas, se quisermos garantir um desenvolvimento sustentado da Humanidade.

 

Também em Portugal existe uma crescente sensibilidade para a importância da Educação para a Saúde nos mais variados contextos que importa dar a conhecer e sistematizar, dando continuidade ao trabalho realizado nos anteriores congressos.

 

  1. Objectivos                              

Tendo por mote a Educação para a Saúde como um importante motor de desenvolvimento cívico, social e sustentado, o objectivo do III Congresso é reunir as contribuições de todos os investigadores, educadores, técnicos de saúde, etc., de modo a tornar cada vez mais visível esta importância.

 

Assim, o III Congresso Nacional de Educação para a Saúde partilha dos mesmos objectivos das edições anteriores, destacando-se os seguintes:

 

- Defender a saúde como um Valor cívico e social a preservar;

 

- Facilitar o conhecimento e intercâmbio de experiências e investigações educativas entre educadores, professores e técnicos envolvidos em qualquer actividade no âmbito da Educação para a Saúde;

 

- Contribuir para a construção de respostas educativas adequadas às áreas prioritárias de intervenção definidas pelo Ministério da Educação;

 

- Impulsionar, defender e divulgar modelos e boas práticas em Educação para a Saúde que seduzam as crianças, jovens e adultos a melhorar o seu estado de saúde global.

 

 

  1. Áreas

 - Saúde e Cidadania - Saúde e Ambiente - Saúde e Actividade Física - Saúde e Nutrição - Saúde e substâncias   tóxicas - Saúde sexual e reprodutiva - Educação para a sexualidade - Saúde Mental - Saúde Oral - Saúde Laboral - Saúde e Media - Saúde e Violência em meio escolar, familiar e laborar - Saúde e Arte - Saúde Infanto-juvenil - Saúde do Adulto e do Idoso - Saúde familiar - Saúde e Interculturalidade e imigração - Saúde e minorias - Saúde e Qualidade de Vida - Promoção e prevenção da Saúde - Saúde rodoviária.

 

Aproveito para deixar a página da Internet do Congresso, na qual poderão observar mais informação relevante, nomeadamente as datas importantes, entre outras informações, a actualizar. http://3cnes.ubi.pt/

Sem comentários: