quinta-feira, 11 de março de 2010

Quando pararemos de apagar fogos para tomar medidas eficazes, sustentadas e sustentáveis?

Colecção Educação XXI nº3


A Escola aparece-nos como um contexto muito particular, comum a todos os cidadãos no decorrer do seu desenvolvimento e onde, fruto de vários desafios nas relações interpessoais, a questão da violência interpessoal assume algum protagonismo e acarreta alguma preocupação pública.

Pretendemos de forma breve e sucinta sensibilizar alunos, pais, educadores e professores para o Bullying/violência entre pares.

Este termo tem vindo a ser incorporado na linguagem do quotidiano: escutamos esta palavra na televisão, na rádio, lemos nos jornais, ouvimos na rua, em casa, na escola e no emprego.

Se por um lado esta popularidade, chamando a atenção para o fenómeno, pode ajudar a identificá-lo e a evitá-lo, por outro lado corremos o risco de ficar a pensar que é um fenómeno recente nas nossas escolas e em geral nas nossas vidas, quando de algum modo é um nome novo para um fenómeno que vem mesmo provavelmente da origem da espécie humana, e que se inscreve globalmente na dificuldade de regular relações interpessoais, numa perspectiva de ganho mútuo.

Margarida Gaspar de Matos

o link:

e ainda sobre o tema:


http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M6%20-%20Matos.pdf


http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M5%20-%20Sonia.pdf


http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M4%20-%20Sebastiao.pdf

Sem comentários: