domingo, 14 de setembro de 2008

De S.José do Rio Preto a S.José do Rio Preto


Em passeio com a Cristina e Neide,
fomos surpreendidos por estas Capivaras, à beira do Rio Preto.
Estranho convívio o deste animal insólito com a população, ali mesmo ao lado, quase no centro da cidade.






Psicologia da Saúde em São José do Rio Preto

A Professora Cristina Miyazaki é uma profissional de renome que regularmente apresenta o seu trabalho pelo mundo, em Congressos na área da Psicoterapia Cognitiva e Comportamental, Medicina do Comportamento e Psicologia da Saúde. Lidera o Laboratório de Psicologia da Faculdade de Medicina São José do Rio Preto (Faculdade de Medicina de S.José do Rio Preto) .

Conheci também a Prof Neide Micelli (Psicóloga) e a Prof Maysa Bianchin (Terapeuta Ocupacional) e falei ainda com vários profissionais e estudantes de pós graduação.

Os cursos de graduação da FAMERP são de Medicina e Enfermagem, mas nos cursos de pós-graduação, juntam-se os profissionais de várias áreas (Medicina,Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional). Nesta reunião visitei ainda o Hospital Escola (Hospital Escola de S.José do Rio Preto)

Aqui, existem cerca de 50 Psicólogos ligados aos vários serviços do Hospital-Escola: Urologia; Pediatria; Pediatria Oncológica; Cirurgia; Obesidade; Neurologia; Genética; Cardiologia; Organizacional e Recursos Humanos, Clínica de apoio psicológico a estudantes.
Para além destes há bolseiros de doutoramento e “Residentes”, uma figura semelhante aos Internatos da Medicina em Portugal, que aqui também incluem os Psicólogos em formação.
Para além da componente clínica e da docência, esta equipa tem ainda uma grande componente de investigação e trabalho na comunidade.

Os Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais são treinados juntos na pós graduação e assim crescem juntos e aprendem juntos a compreender, respeitar e saber colaborar uns com os outros, respeitando a diferenciação de competências e as mais-valias desta sinergia.
Para a Cristina Miyazaki este é um “ingrediente básico” na boa relação e colaboração entre estes profissionais com formação–base diferente.
A equipa tem várias publicações, entre as quais um livro publicado em 2006 onde se relata esta experiência (Cristina Miyazaki, Neide Micelli Domingos e Nelson Valério (org), Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática, (2006), THS Arantes).

Os cursos de pós-graduação são de vários tipos, alguns dos quais “à distância” embora incluam sessões regulares presenciais.
Tal como em S. Carlos e S.Paulo, vamos desenvolver esforços para o estabelecimento de um convénio de colaboração e partilha de investigação e intercâmbio de estudantes, entre as nossas Instituições.

A Cristina é uma mulher “de armas”, uma pessoa que resolve problemas, e é efectivamente espantosa a organização do serviço que ela lidera aqui em S. José do Rio Preto, e que considerei paradigmática do que pode ser o papel do psicólogo nos serviços de saúde e de como se pode processar a criação de uma linguagem comum e uma gestão de esforços entre os vários profissionais, abrindo possibilidade ao trabalho pluridisciplinar.

Passeamos também em S. José do Rio Preto:

- Boa gastronomia, bom convívio e algumas notas turísticas: à beira rio, a “visão” de um bando de uma vintena de Capivaras, eu diria que adultas, do tamanho de um borrego pequeno mas gorducho, que vivem em perfeito convívio com a população, na margem do Rio Preto.

- As Ipês, árvores lindíssimas da mata atlântica, com flores de cores várias, a mais frequente o amarelo, aqui são brancas (a cor mais rara) e ficam belíssimas a lembrar as amendoeiras em flor, ou árvores com neve, nestes 37 graus…

- Já de táxi para o onibus, conhecemos (ouvimos no taxi) um cantor nascido, criado e falecido em S. José do Rio Preto, o "Tião Carreira" que se celebrizou por cantar cantigas populares com letras críticas à política de Vargas, que tomavam a forma de metáforas para melhor fugir à censura (ouvimos do taxista, enquanto nos mostrava o botequim onde ele passava muito tempo, à beira da estação rodoviária ).

O caminho para a Bolívia

Hoje devemos ter notícias sobre a intervenção militar nas zonas orientais da Bolívia e sobre a evolução do conflito. Fontes bem informadas contactaram-nos no sentido de nos sugerir uma alternativa à travessia da Bolívia neste momento.
Estamos a trabalhar numa alternativa que é seguir para o Paraguai e apanhar voo directo para La Paz, ou, se na próxima semana as coisas não se compuserem, para Cusco no Peru abandonando a passagem pela Bolívia.



Sem comentários: